Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano - Parte 3: reativando o fogo
INDEXAÇÃO
Matriz BNCC |
SEGMENTO: Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Habilidade: EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
Matriz BNCC |
SEGMENTO: EJA - Ensino Médio |
ÁREA: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência(s): C1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias como construções humanas associadas à cultura dos povos e suas visões de mundo.
Habilidade: H02 - Construir conceitos científicos de energia, matéria, vida, transformação e sistema para explicar fenômenos naturais e procedimentos tecnológicos, especialmente os envolvidos na profissão e nos projetos desenvolvidos na elevação da escolaridade.
Este material permitirá vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais gases inorgânicos do cotidiano, que permitem identificá-los, bem como reconhecer a participação deles em importantes processos naturais, como a combustão, a respiração, a corrosão ácida de metais, entre outros. O entendimento sobre os principais gases do cotidiano será bastante útil, pois o estudo destes fenômenos é bastante explorado nas avaliações de Química, Biologia, Física, Geografia, além de ser muito comum a cobrança desse conteúdo nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Como vimos na parte 2, o dióxido de carbono é um gás extintor. Isso acontece porque ele é um produto da combustão completa do carbono, e não pode ser mais queimado. É como se quiséssemos colocar fogo nas cinzas que sobraram de uma churrasqueira. Impossível, não é de forma semelhante, a água é produzida na queima de diversos combustíveis orgânicos ricos em hidrogênio, como o caso dos derivados do petróleo; e, por isso, a água é capaz de apagar o fogo. Dessa forma, os alunos poderão, a partir da atividade proposta, verificar estas informações com experimentação e questões a serem respondidas.